CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE SÃO PAULO
Publicada dia 10/10/2022 16:30
Entidades com Haddad e Lula, em Defesa de São Paulo e do Brasil e contra a exclusão urbana
As entidades FACESP, MUHAB, MRFU e suas filiadas, vem a público manifestar apoio às candidaturas de HADDAD e LULA por se tratarem de candidaturas do campo progressista, que no segundo turno representam as pautas dos movimentos comunitário e de moradia.
No plano estadual é importante dizer que o Governo Dória/Garcia extinguiu, através do PL 529/20, empresas estruturantes da política urbana, como a CDHU e a EMTU, que afetam a vida da população trabalhadora. Talvez por isso, se explique a pressa de Rodrigo Garcia em se jogar nos braços de Tarcísio/Bolsonaro, reeditando o BolsoDoria. Por esse motivo apoiamos o ex. Ministro e Prefeito, Fernando HADDAD para reatar a relação com os movimentos e produzir políticas públicas que efetivamente melhorem a vida do povo em suas comunidades.
O Governo Federal, sob a condução de Bolsonaro trouxe profundos retrocessos para a política urbana e a moradia. Acabou com o Programa Minha Casa Minha Vida, fez um corte de 95% no duvidoso Programa Casa Verde e Amarela, para 2023, destinando apenas 34,1 milhões, enquanto deu mais de 30 bilhões ao famigerado orçamento secreto, para alimentar campanhas este ano.
Também extinguiu o Ministério das Cidades, seu Conselho, e a Conferências das Cidades. “Passando a boiada”, aproveitou para aprovar o PL 4162/2019, o novo marco legal do saneamento que permite a privatização do saneamento, tornando o direito, uma mercadoria. A mesma lei também adiou o fim dos lixões, degradando ainda mais o meio ambiente. Dezenas de outros motivos não faltariam para rejeição a Bolsonaro e apoiar LULA.
Por Moradia Digna e Direito a Cidade é urgente a eleição de Fernando HADDAD ao Governo de São Paulo e LULA para Presidência da República.