Capítulo Brasil da ALBA Movimentos realiza Plenária Nacional e se prepara para IV Assembleia Continental que será realizada em CUBA, 2026


Publicada dia 28/10/2025 12:43

A Plenária Nacional do Capítulo Brasil da Alba Movimentos, de 24 a 26 out, teve sua abertura nesta sexta, na ENFF – MST, em Guararema, com a exibição do documentário “O Abraço dos Povos”, que narra a trajetória da ALBA e suas ações de resistência, e foi lançado no dia 28 de julho, data simbólica do nascimento de Hugo Chaves.

No sábado houve o amplo debate sobre conjuntura, sob a ótica dos movimentos, provocado pela companheira Socorro Gomes (Cebrapaz) e Giovanni Del Preti (MBP). As falas se concentraram nas agressões do imperialismo aos países da América do Sul, através de tarifaços e ameaças militares. Também discutiu-se o genocídio na palestina e a frágil trégua, ameaçada por Israel, além dos assassinatos praticados pelos EUA, contra tripulantes de barcos, chamados, sem provas, de traficantes vindos da Venezuela.

De outro lado, o debate considerou que a China se fortalece como potência econômica, diplomática, defensora do multilateralismo e cooperação entre as nações, somando forças a um pólo que resiste aos desmandos de Trump. Esta parte encerrou com uma poesia sobre “semear a esperança”.

Na parte da tarde foi apresentado o balanço das ações de 2025, baseado nos encaminhamentos da Plenária Nacional de 2024, onde destacou-se o internacionalismo e a solidariedade aos povos, realizada pelas entidades do Capítulo Brasil. As entidades entendem que no atual momento, Brasil, México e Colômbia formam muro de contenção contra a agressão imperialista.

A plenária nacional do Capítulo Brasil da Alba Movimentos reuniu mais de 20 organizações como MST, CTB, MTD, FUP, MMM, CMP, ABJD, UBM, Centro Brasileiro de Solidariedade Aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e Via Campesina. A CONAM participou com Bartiria, Tonhão e Freitas (FACESP), dando contribuição ao debate que definiu as prioridades para as agendas de 2025/2026 e as propostas para a IV Assembleia Continental, em maio de 2026 em Cuba, já precedidas pelas Assembléias do Brasil (2013), Colômbia (2016), e Argentina (2022).

No domingo encontro apresentou quatro eixos de atuação: solidariedade internacional, comunicação, formação política internacionalista e articulação organizativa. O Capítulo Brasil ainda se responsabilizará por formulações como antirracismo, luta feminista, direito à cidade e o debate ambiental. Os movimentos reafirmaram sua solidariedade a Cuba, Venezuela, Haiti e Palestina como prioridades de solidariedade e o fortalecimento a integração latino-americana.

Calendário de Lutas Internacionalista: 28,29 out – votação contra bloqueio a CUBA na ONU; 8,9 nov – reunião CELAC Social na Colômbia; 12 a 16 nov – COP 30 Belém; 15 nov – marcha global pelo clima em Belém; 25 nov – marcha mulheres negras em Brasília; 29 nov – dia mundial de solidariedade a Palestina e Haiti; 1 a 4 dez – cúpula popular BRICS no RJ.

por Tonhão FACESP/CONAM

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos