Movimentos Sociais Organizados e o povo contra a Anistia aos Golpistas


Publicada dia 01/04/2025 21:26

A FACESP, que compõe a Operativa da FBP/SP, esteve neste domingo (30) na mobilização feita em conjunto com a Frente Povo sem Medo e várias centrais sindicais. A mobilização ocorreu quatro dias depois de Jair Bolsonaro (PL), e seu núcleo político de sete aliados, entre eles quatro generais, se tornarem réus no STF por seu papel na tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2022.

O ato contra a anistia a envolvidos no 8/1 e pela prisão de golpistas reuniu milhares de pessoas na cidade de São Paulo e ocorreu na véspera do “aniversário” de 61 anos do golpe militar de 1964, que durou 21 anos. A concentração se deu na Pça Osvaldo Cruz – Av. Paulista, de onde os participantes marcharam rumo ao antigo prédio do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna, o DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura.

Neste dia, também houve atos em várias capitais brasileiras: Fortaleza (CE), Brasília (DF), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Belém (PA), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) entre outras cidades, médias e pequenas, que disseram “sem anistia e sem perdão, Bolsonaro na prisão!”

O simbolismo das manifestações foi o de ressaltar a importância da defesa da democracia e lembrar como a última ditadura impedia a liberdade e a livre expressão do povo. Para os defensores da democracia, a anistia dos atos de 8 de janeiro viria como uma carta branca para aqueles que destruíram a Praça dos Três Poderes e os significados da República, que consagra seus valores na Constituição Federal.

Entres as principais falas do Parlamento Federal teve Orlando Silva (PCdoB) que disse: “esse ato é o inicio da jornada para, nas ruas, exigir punição exemplar aos golpistas”. Erika Hilton e Guilherme Boulos (Psol) afirmaram que não deixarão as ruas para bolsonaristas e que na Câmara não há climas para anistia. Tonháo, falou pela FACESP: “…em 64 deram o golpe e não foram punidos, hoje tentaram o golpe e vão pagar, pois golpistas não passarão!”

por Tonhão – Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos