FACESP debate com lideranças comunitárias, quem paga a conta das “mudanças climáticas”


Publicada dia 17/03/2025 15:30

No último sábado (15), a FACESP – Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo realizou, com apoio da CONAM, o seminário estadual “Mudanças Climáticas – Periferia e Comunidades Vulneráveis” para debater com sua base comunitária – formada por movimentos e entidades – as medidas práticas para que em uma sociedade desigual, os efeitos das mudanças climáticas não pesem tanto para uma classe social, que representa a maioria da população.

A mesa de abertura iniciou-se com a presidente da FACESP, Maura Augusta, agradecendo os apoiadores do seminário, participantes e palestrantes. Considerada a “mais política”, foi composta pelo Deputado Federal Orlando Silva – representando o poder legislativo; Celso Carvalho – representando a SPU – Secretaria de Patrimônio da União (governo federal), e Getúlio Vargas Jr. (CONAM) – representando os movimentos sociais. Também foram saudados os ex. presidentes da CONAM, Wander Geraldo e Edmundo Fontes.

A primeira mesa temática, “Aspectos das Mudanças Climáticas – Periferia e Comunidades Vulneráveis” contou com os palestrantes: Ivan Maglio_ – Engenheiro civil, doutor em Saúde Ambiental pela USP; Patricia Pedullo Reis – Especialista em Regularização Fundiária pela Univ. Federal do Cerrado e membro do Instituto Bras. de Regularização Fundiária, e Ana Paula Koury – Profa. Fac. Arquitetura/urbanismo – Mackenzie, Doutora pela FAU/USP. Os três abordaram as questões: cidades resilientes, regularização fundiária com urbanização, e controle social dos recursos de obras urbanas. Ao fim dessa mesa a companheira Lídia Corrêa (ex, vereadora), da Campanha Contra a Carestia chamou a todos(as) para o ato do Banco Central, contra o aumento dos juros.

A segunda mesa, “Propostas para o Direito a Cidade e ao Saneamento” teve como expositores: Getúlio Vargas Jr. – Presidente CONAM e Conselheiro Nacional das Cidades, e Helifax P. Souza – ex. Presidente SINTAEMA – Sind Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente, 1° Presidente CTB/SP e Diretor CES – Centro de Estudos Sindicais. Eles realçaram a necessidade de uma CONAM mais forte e influente a nível nacional, a partir de suas filiadas, e com relação ao saneamento, deve-se continuar denunciando os males trazidos pela privatização da SABESP, em julho/2024, o que precarizou o serviço e aumentou tarifas. A companheira Luzia Honorato do MNCR ainda fez uma fala especial sobre o retorno dos recicláveis à cadeia produtiva.

Concluindo o seminário, a terceira mesa, “A Luta pela Terra em Áreas não Vulneráveis – rebatimentos no PNDU e Plano Clima”, foi dividida entre os palestrantes: Maurílio Chiaretti – ex. Presidente SASP e vice-presidente FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas e Ana Ma de Biazzi Dias e Oliveira – Arquiteta/Urbanista, Conselheira IBAPE/SP – Inst. brasileiro de avaliações e perícias de SP, que em síntese questionou o modelo de urbanismo focado no interesse do capital, e de outro lado o direito das famílias a indenizações justas, quando precisam deixar suas casas por conta de obras públicas ou outras.

O seminário também foi todo transmitido online pelas redes da FACESP, e será editado para uma apresentação mais resumida para consumo de todas lideranças comunitárias de São Paulo. Da mesma forma, todas as falas dos palestrantes se tornarão um documento a partir da relatoria feita por duas pessoas voluntárias do CAU, que estiveram do início ao fim do evento, que encerrou com sinceros agradecimentos de apoiadores como: Sintaema, SINPEEM, Sindicato Marceneiros de SP, MDM, CAU, CTB/SP, Projeto Gerações, ArteVidas (Tupã) e o trabaho de mídia da ZZYONN.

Estiveram presentes 75 lideranças comunitárias, representando as mais diversas entidades e movimentos, vindas de 21 cidades do estado: São Paulo, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Embu das Artes, Franco da Rocha, Suzano, Osasco, Francisco Morato, Ribeirão Pires, Guarulhos, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Jundiaí, São Vicente, São Sebastião, Ubatuba, Tupã, Rio Claro, Cabreúva e Americana. A direção da FACESP espera que o rico debate do seminário sirva de apoio aos debates das Conferências de Meio Ambiente e das Cidades. Avante Comunitários!

por Tonhão – Comunicação FACESP

Confira a transmissão ao vivo deste importante seminário:

1º Bloco:

2º Bloco:

Confira mais fotos:

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos