FACESP integra movimento por transporte e mobilidade na Zona Sul e cobra da Prefeitura, a Duplicação da M’ Boi Mirim
Publicada dia 07/03/2024 17:51
Uma comissão que envolveu lideranças do Movimento SOS Transporte M’ Boi Mirim, Fórum em Defesa da Vida e FACESP, esteve presente em reunião na SMT – Secretaria Municipal de Transporte, com os técnicos Adriano e Iracema, para exigir agilidade nas obras de duplicação da Av. M’ Boi Mirim, que já se arrastam por mais de década. Um dos motivos do atraso é o “jogo de empurra”, que conforme já foi dito, a obra era da prefeitura, foi para o DER e agora voltou para prefeitura novamente.
Os argumentos dos técnicos da DER para devolver o projeto à prefeitura são razoáveis, uma vez que eles não tem o aparato público para promover desapropriações ou atendimento social para as famílias que terão de sair da área para abrir caminho a obra. Só para se ter idéia das secretarias envolvidas: SMT, SIURB, Fazenda, Justiça, Procuradoria, DER, SPTrans e SEHAB, que vai cuidar das negociações com as famílias que terão de ser removidas.
Para liberar o início da obra é necessário que cada uma das secretarias citadas assinem o Termo Aditivo Modificador, para que SIURB tenha segurança jurídica para começar o serviço. Durante a reunião, as lideranças solicitaram aos técnicos da SMT, a Sra Francisca Iracema Cunha de Abreu, Diretora da Divisão Administrativa de Finanças – DAF e o Sr. Luiz Adriano Dias, que marcassem reuniões coletivas ou individuais das secretarias envolvidas.
Resumindo, o DER vai cuidar do trecho da Rodovia SP 214, com a extensão de 2,2 km, enquanto que a prefeitura vai cuidar da parte urbana da Av. M’ Boi Mirim, que tem 6,3 km de extensão. O Convênio inicial (DER x Prefeitura) foi de 2020, feito pelo governador João Dória e previa um orçamento total de R$ 446,8 milhões, para conclusão da obra em dois anos, prazo não cumprido e que agora deve se entender muito mais, agravando o sofrimento diário de milhares de moradores “andantes”.
Participaram: Jailson, Tonhão, Regina, Rosevaldo e Marcelo
por Tonhão – Comunicação FACESP