FACESP participa de Chamado Global que pede “Cessar-Fogo Já!” em Gaza
Publicada dia 14/01/2024 16:47
Dirigentes representando a FACESP estiveram neste sábado (13), ao lado de centenas de pessoas, participando de um ato em apoio ao povo palestino. A concentração se deu em frente ao MASP, seguido de uma caminhada até a Praça Roosevelt, no centro da Capital. Durante o ato, os manifestantes estenderam uma imensa bandeira da Palestina e faixas que pediam o fim do genocídio em Gaza e também um embargo a Israel.
A manifestação em São Paulo é uma das dezenas de atos que estão ocorrendo em diversas partes do mundo hoje. Está acontecendo em 73 cidades em todo o mundo. Aqui no Brasil está sendo realizado em diversas capitais. É um ato global pelo cessar-fogo imediato e definitivo em Gaza perante o genocídio em curso que já dura 100 dias, e já matou mais de 24 mil palestinos.
O mundo tem visto o horror promovido por Israel, e é claro que o que acontece lá é um genocídio, como denunciou a África do Sul, na Corte Internacional de Haia. O Brasil, sob a liderança do Presidente Lula apóia corajosamente a iniciativa sul-africana, enfrentando a pressão sionista interna e externa, além da mídia comercial, como disseram: Jamil Murad – CEBRAPAZ, Reginaldo Nasser – Prof° PUC e Paulo Sérgio Pinheiro – ex Ministro DH.
Entre as falas dos representantes de entidades árabes foi muito mencionado o horror que as pessoas estão passando numa zona de guerra, tendo que fazer um deslocamento forçado de metade da população, cerca de 1,2 milhões de pessoas, em poucas horas e sabendo que se um dia voltarem, não terão mais casa, nem cidade. A selvageria de Israel não poupa, mulheres, crianças, idosos e nem mesmo os jornalistas que já perderam mais de 60 profissionais ou funcionários da ONU, com mais de 100 óbitos.
por Tonhão – Comunicação FACESP