FACESP integra grupo de Entidades que vai criar o “Movimento +SUS é +Brasil”, em SP
Publicada dia 12/08/2023 14:21
No último sábado(12) foi realizada a reunião com militantes de movimentos sociais e ativistas da saúde, com o objetivo de lançar, nos próximos dias, no Estado de São Paulo, o “Movimento Nacional Saúde Pela Democracia +SUS É +BRASIL”. Este movimento, idealizado por entidades como: CONAM, UBM, CTB, UNEGRO e UJS, apresentou seu Manifesto na 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, de 02 a 05 de julho.
A reunião aqui em São Paulo contou com a intervenção sobre a conjuntura política, de Iago Montalvão, ex-presidente da UNE e Secretário Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB, e Marcos Fávaro, PSB e Assessor Ver. Eliseu Gabriel. Ambos fizeram um histórico recente, pós golpe de 2016, e a importância do povo brasileiro ter derrotado sua experiência mal sucedida, de um governo de caráter neofascista no Brasil.
A mesa foi coordenada pelo Diretor de Saúde da FACESP, Francisco Freitas, que também foi composta por Luzia Honorato (MNCR), Tonhão (CONAM), Márcia Viotto (UBM), Andrea Barcelos (CTB), Giovanna (UNEGRO) e Keli Cristina (mandato Orlando Silva). Nas falas foram reafirmadas a importância do binômio SUS e Democracia, os princípios do SUS, o controle social, soberania nacional e desenvolvimento, através de um projeto que incorpore um complexo industrial da saúde no país, e limitação à expansão das OSs no SUS.
Dentre as falas do plenário destacaram-se: a falta de assistência na Rede de Saúde da Cidade, a necessidade fazer investimento na Atenção Primaria, ampliar as Equipes de Saúde da Família, realizar Concursos Públicos, já que as Organizações Sociais prestam serviços de saúde insatisfatórios à população, cuidados com a saúde mental e a luta para fortalecer o SUS e garantir a implantação de políticas públicas de Saúde nos territórios.
Também estiveram presentes: Cláudia, Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, e lideranças de outras cidades: Tadeu Amaral, de Itaquaquecetuba; Maria de Fátima, Cajamar; Giovanna Yasmim (Osasco); Alcidia (SBC); Profº Henrique (Campinas), e Ubirajara Barbosa (Rio Grande do Sul). Em breve será anunciada a data de lançamento do Movimento Nacional Saúde Pela a Democracia +SUS É +BRASIL.
por Tonhão – Comunicação FACESP e Freita – Diretor Saúde FACESP