No Dia da África FACESP participa de Audiência Pública sobre Imigrantes e Refugiados
Publicada dia 25/05/2023 15:07
No último dia (25), Dia Mundial da África, onde sua unidade é comemorada, A FACESP participou do evento promovido pelo mandato de Jussara Basso (vereadora) e participação de Leci Brandão (Deputada Estadual) e Orlando Silva (Deputado Federal), na Câmara Municipal, para debater o tema: Imigrantes e Refugiados.
Orlando é autor da Lei do Imigrante, que busca garantir dignidade a essa população que ainda não é tratada com o devido respeito. Ela propõe anistia aos imigrantes em situação irregular no Brasil, afirmando que o país tem o DNA de vários povos que ajudam a construir o Brasil, principalmente os imigrantes africanos, mas também latinos e indigenas.
Jussara, a proponente da audiência que falou sobre a importância da garantia dos direitos básicos ao povo negro que chega de outros países, disse: “Hoje, nós estamos comemorando o Dia da África na Câmara. Nós precisamos pautar a presença de imigrantes de diversos países africanos aqui em São Paulo, dessas pessoas desassistidas pelo Poder Público”.
O Diretor da FACESP, Francisco Freitas, que também já foi imigrante em outros países, principalmente no Japão, aonde foi operário e sindicalista, registrou: “eu sei o que é sentir na pele o preconceito e discriminação por ser imigrante de um país latino americano, num pais mais desenvolvido, que entende o estrangeiro como um ser humano, de segunda categoria”.
Entre tantas falas de representantes de imigrantes e apoiadores estiveram: entidades de movimentos negros, de organizações sociais, representantes de órgãos do Executivo, da ouvidoria da polícia do Estado de São Paulo e de lideranças de povos africanos, entre as quais se destacou a ativista social da Guiné-Bissau, Benazira Djoco, que criou uma marca de roupas para empregar mães solteiras, refugiadas e migrantes. Atualmente, ela também coordena o Comitê dos Imigrantes e Refugiados da Capital.
Benazira disse: “Estamos indo para um avanço. É necessário que nós, enquanto imigrantes, possamos estar nesse lugar para dialogarmos sobre as nossas necessidades como estamos fazendo hoje aqui na Câmara Municipal”, comemorou a empreendedora, que ainda agradeceu a Lei aprovada pelo Deputado Orlando Silva, que beneficiou os imigrantes.
por Tonhão – Diretor Comunicação FACESP