Dia Mundial da Água também é dia de defender a SABESP
Publicada dia 22/03/2023 15:33
Neste 22 de abril, dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, a FACESP, juntamente com Sintaema, MAB e outras entidades sindicais e populares, se uniram no ato “Água é Direito Humano, não Mercadoria!”, em frente à Assembleia Legislativa de SP para denunciar à sociedade, à imprensa e aos deputados estaduais, o crime que é a privatização da SABESP.
O ato que teve início às 13h, contou com falas de deputados(as), lideranças sindicais e de movimentos populares que listaram um conjunto de motivos para que o governador Tarcísio de Freitas não venda a SABESP, provando que ele está na contramão do que acontece no mundo em relação ao saneamento.
O Diretor da FACESP, Tonhão disse no ato que “a privatização da CPTM está sendo questionada pelo MP, a concessão do trecho norte do Rodoanel, feita a poucos dias, deu como vencedora uma empresa que não lida com obras de grande porte, e esse carioca que caiu aqui de paraquedas quer fazer aquilo que já deu errado no saneamento, em muitos países, e cerca de 270 cidades mundo afora.
Fábio, do Coletivo Caiçara, de São Sebastião e da FACESP falou “Tarcísio é a representação de Bolsonaro em SP e não pensa nos mais humildes que poderão ficar sem água pela ganância capitalista do mercado”. Já Anderson, da PopRua e MNLDPSR disse que seu movimento se junta a luta contra a privatização da SABESP, pois sentiu na pele, durante a pandemia, a dificuldade do acesso a água, nas ruas.
Terminado o ato às 15h, todos entraram para a Assembleia Legislativa para o início da Audiência Pública que pré lançou a “Frente Parlamentar Contra a Privatização da SABESP”, e segundo o Deputado Emídio que coordenou a mesa, o número de deputados será maior que a Frente que existia até ano passado, uma vez que a oposição cresceu. A Deputada Leci Brandão falou na sequência e reforçou seus laços e apoio aos trabalhadores da SABESP, se colocando frontalmente contra a venda da empresa de saneamento. Os Deputados fizeram também o lançamento de um “Segundo Manifesto Contra a Privatização da SABESP”.
Clique Aqui e acompanhe a fala de Tonhão durante o ato “Água é Direito Humano, não Mercadoria!”
por Tonhão – Diretor Comunicação FACESP