FACESP e entidade filiada se reúnem com prefeito de SJC para reivindicar regularização fundiária
Publicada dia 14/12/2022 17:21
A Prefeitura de São José dos Campos recebeu nesta quarta(14), a presidenta da FACESP e a Comissão de Moradores do Bairro Sol Nascente (Sapê). A agenda foi solicitada para apresentação da Entidade e de seus projetos, já realizados pela Associação de Moradores do Sol Nascente, através do Termo de Fomento do CAU-SP (2020, 2021 e 2022), em parceria com as Entidades : Associação de Moradores, FACESP, OSC Projeto Gerações e a Assistência técnica ICNO.
O Prefeito Anderson Farias, falou dos problemas e da dificuldade de fazer Regularização em diversos bairros da Cidade , incluindo o Sapê I , II , III e o Banhado , citando a questão da segurança no Bairro, que segundo ele : “O Banhado é um local fechado, onde a população da cidade não entra”. Em relação ao SAPÊ I, as dificuldades são apenas ambiental , mas passível de mitigar alguns pontos.
Segundo Maura e as lideranças presentes, a reunião foi muito proveitosa e deve se repetir em uma próxima agenda, na primeira quinzena de janeiro. Nesta data participarão os técnicas da Prefeitura, da Assistência técnica ICNO, representantes da Comunidade e FACESP – PROGER.
Essa primeira agenda contou a participação do Sr. Ademir (funcionário da Prefeitura), Celso Messias (Presidente da Associação), Albino e Rose (diretores). Nesta data entregamos ao prefeito um exemplar do nosso livro: “Formas Precárias de Habitação no Interior do Estado de SP” e também o Guia de ATHIS para os Municípios.
Essa agenda ocorreu após a participação das nossas entidades no evento da Campanha Despejo Zero, denominado “Natal sem Despejo” ocorrido no dia 08/12, na Capital de SP e na Cidade de SJC, (organizada pelo Sr. Cosme da União de bairros e favelas) . A manifestação teve início na Praça São Benedito, caminhando até a Prefeitura e Câmara Municipal.
por Tonhão – Comunicação FACESP com colaboração de Maura Augusta