Movimento organizado cobra do Prefeito Ricardo Nunes e conquista “Passe Livre pela Democracia”
Publicada dia 24/10/2022 18:46
por Tonhão – Comuicação FACESP
A FACESP – Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo se uniu a um conjunto de entidades e movimentos sociais que nesta segunda(24) protestou em frente à sede da Prefeitura de São Paulo, no Centro da capital, pela gratuidade do transporte público, no segundo turno das eleições deste ano, que ocorre no próximo domingo, 30 de outubro.
O ato contou com a presença de entidades que assinaram a carta direcionada ao prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Dentre elas, a Rede Nossa São Paulo, a Fundação Tide Setubal e o Instituto Pólis, que puxaram a iniciativa e convidaram a FACESP, que logo acionou suas filiadas a assinarem a carta e participarem do ato desta segunda. Parlamentares também participara do ato, que foi coberto pela imprensa.
O documento, assinado por mais de 200 entidades que atuam na capital paulista, cita a alta taxa de abstenção nos colégios eleitorais da cidade no pedido pela liberação do transporte gratuito: 21,26% dos eleitores paulistanos não compareceram às urnas no primeiro turno, índice mais elevado do que o nacional, de 20,95%. A carta foi entregue para Nunes, ainda na manhã desta segunda, que no meio da tarde reconsiderou sua posição anterior e garantiu o transporte para os eleitores da cidade de São Paulo no próximo domingo.
O Ministro Luíz Barroso já tinha autorizado todas as cidades a oferecerem o transporte gratuito à população. Após isso a maioria dos juízes do STF também confirmaram a decisão. Portanto para a sociedade civil que defende o “Passe Livre pela Democracia”, conforme falou Tonhão, não havia razão econômica ou técnica que impedisse o direito pleno ao voto. Foi uma vitória que envolveu o STF, ação parlamentar e mobilização dos movimentos sociais. A Luta Valeu!!!