Lideranças da saúde ligadas a FACESP/CONAM presentes na Conferência Livre em Defesa do SUS


Publicada dia 05/08/2022 12:56

por Tonhão – comunicação Facesp

Realizou-se nesta sexta (05), a etapa nacional da “Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde”. A FACESP mobilizou suas lideranças para participar do ato político em defesa do SUS, pela manhã. A Frente pela Vida, que reúne inúmeras entidades abriu a Conferência, falando sobre a importância da saúde pública num momento de grande vulnerabilidade do povo brasileiro. Em outro momento, a Frente entregou a Carta Compromisso ao candidato Lula.

No segundo bloco falaram os parlamentares, com destaque às falas potentes de Jandira Feghali e Fabiano Contarato. Na sequência falou o presidente do Conselho Nacional de Saúde e diretor da CONAM, Fernando Pigatto, que fez o histórico da construção do SUS e o controle social, que é visto como ameaça pelo atual governo Bolsonaro. Após falaram os ex. Ministros da Saúde (Humberto Costa, José G. Temporão e Alexandre Padilha).

Outras falas representaram as entidades médicas, de trabalhadores da saúde, pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Michele Monteiro), Confederação Nacional de Secretários de Saúde (Nésio Medeiros), e representante dos povos indígenas (Potira Sacuena). Todos com o discurso de que sem comida, meio ambiente saudável e democracia, não pode haver saúde.

A Conferencia foi coroada em sua última fala pelo ex. presidente e candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, que discorreu sobre a importância das Conferências de Políticas Públicas em um governo democrático. Falou que não há saúde com o povo nas filas do SUS, INSS, Auxílio Brasil e do osso. Lembrou do heroísmo dos trabalhadores do SUS durante a pandemia e que a EC 95 – Teto dos Gastos deve ser revogada, pois segundo ele não há teto para gastos com banqueiros.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos