Associação de Moradores do Bairro Sol Nascente (antigo Sapê), filiada a FACESP, luta contra remoções forçadas
Publicada dia 20/06/2022 20:21
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Sol Nascente, na Cidade de São José dos Campos, convocou para a tarde deste sábado(18), reunião com os moradores da comunidade, e com a participação das Arquitetas Urbanistas, Aline Cristina Gomes da Costa, Elane Lopes Silva e Gabriela Cecília Máximo de Carvalho para atualizar a situação do Bairro. No final de 2019, início de 2020 foi realizado o Curso ATHIS, do qual diversas lideranças puderam participar não somente em São José dos Campos, como em outros três Municípios do interior de SP. O curso foi coordenado pela Arquiteta, Mariana Cicuto.
Foi levantada à época, a situação dos lotes, bem como questões ambientais e de documentação. Durante este período foi realizado um documentário, cujo o conteúdo foi apresentado no sábado para todos, fomentando o debate que foi muito oportuno e esclarecedor.
A Reunião contou também com a presença de lideranças Políticas do PCdoB , representantes da Rádio local, radialista Lano Brito entre outros, que acompanham a luta para evitar a remoção das famílias e a regularização do Bairro. Essa reivindicação é antiga. Existe uma igreja católica no local há mais de 40 anos, e famílias que há mais de 30 anos residem nessa localidade.
O pequeno bairro de aproximadamente 200 famílias, no passado era uma fazenda de arroz, que foi loteada e vendida para os Munícipes, segundo informação de vários moradores. A ganância do mercado imobiliário que vem se aproximando do local e que já se faz presente em outras comunidades próximas preocupa os moradores de diversas regiões na cidade e requer luta e união de todos que residem nas áreas irregulares, nas periferias da cidade.
Foi importante constatar que os moradores estão unidos e prontos para defender o seu território, conforme a participação bastante expressiva e o espírito de luta demonstrado na reunião, onde o tema da Regularização Fundiária foi apresentado para debate pelas Arquitetas, pelo presidente da Associação, Celso Messias e a Presidente da FACESP, Maura Augusta.
Durante a reunião houve o momento onde foi apresentado todo o levantamento do local, bem como o documentário realizado em 2020. Ao término da reunião, houve uma conversa muito produtiva com o Padre Almeida que todo mês celebra a missa para a comunidade. Ele nos passou um panorama da situação e também se colocou a disposição para nos ajudar informando a população e cedendo o espaço para futuras reuniões.