FACESP realiza eventos preparatórios da Conferência Popular pelo Direito a Cidade
Publicada dia 18/03/2022 16:25
Entidades e Movimentos filiados a FACESP/CONAM realizaram eventos preparatórios da Conferência Popular pelo Direito a Cidade no último fim de semana. Entre os dias 12 e 13 de março, as organizações fizeram oficinas presenciais discutindo com lideranças e seus associados, temas livres que pudessem trazer mais informação e esclarecimento a respeito dos desafios sociais e políticos enfrentados pelo povo nos dias atuais e que demandam ação dos movimentos sociais.
Dia 12/03 – “O Trabalho Social de Conscientização em Empreendimentos de HIS”
Nesta atividade, a Coordenadora Geral do MDM, Nilda Neves, que também é Assistente Social, apresentou as razões deste trabalho que visa ter um conhecimento aprofundado da demanda que será beneficiária das unidades habitacionais conquistadas pela luta de seu movimento. O Trabalho Social é responsável pelo atendimento individual de cada pessoa identificando e sanando as dificuldades que possam implicar na relação entre moradores de um empreendimento.
Dia 12/03 – “Mulher – Da Conquista do Voto a Chave de sua Moradia”
A Entidade João de Barro trouxe para essa discussão, Maria Oliveira – responsável por um equipamento público de Atendimento à Mulher, na Zona Leste, para falar da luta pela emancipação das mulheres que vai desde os direitos políticos até a conquista da casa em seu nome, se libertando do domínio do homem sob a propriedade do imóvel.
Dia 13/03 – Assessoria Técnica e o Direito à Moradia
O MDM – Movimento pelo Direito à Moradia abordou a arquitetura enquanto direito na concretização do direito à moradia e na produção de uma habitação com qualidade técnica e conforto para a família que for morar. Assessoria Técnica deve ser acessível a movimentos e a comunidades que necessitam de regularização fundiária e urbanização.
Dia 13/03 – Os Desafios das Comunidades Diante da Fome e a Carestia
A Associação Comunitária Rosa Luxemburgo convidou o companheiro Antonio Pedro, o Tonhão para debater a maior crise social e econômica das ultimas décadas. Ele é diretor da CONAM e faz parte do “Comitê Contra a Fome e Desemprego – Zona Sul/SP”. Explicou porque os aumentos de combustíveis estão acontecendo de forma tão frequente e índices tão altos, assim como a mesma fórmula é aplicada para reajustes cada vez maiores, no caso dos alimentos.