FACESP/CONAM na Jornada Nacional de luta por moradia em SP


Publicada dia 09/10/2019 12:36

Na manha desta segunda-feira(7), nossas Entidades se colocaram ao lado dos demais movimentos que celebraram a data do “Dia Mundial dos Sem Teto” para lembrar que no mundo e aqui no Brasil, milhões ainda não tem acesso a esse direito elementar. Por esse motivo, movimentos nacionais e suas filiadas nos estados ocuparam as ruas de São Paulo para denunciar o completo desmanche da política habitacional, imposta por Paulo Guedes e Bolsonaro.

No planejamento do ato, cada federação de movimentos se concentrou e partiu de um ponto diferente no centro da cidade, todos em direção ao prédio do Ministério da Fazenda e SPU, localizado na Av. Prestes Maia – Centro. Foram 5 marchas coordenadas para chegarem ao mesmo tempo e criar um impacto de mobilização. Ressalta-se aqui o clima de unidade de ação entre os movimentos sociais e a pressão que fizeram na entrada do prédio para serem atendidos, depois de duas horas. Do lado de fora, Tonhão, Nice e Getúlio representavam CONAM e FACESP no caminhão de som, reforçando a denúncia contra descaso do governo com a habitação.

Na Carta Aberta publicada pelas Entidades Nacionais, e apresentada ao Superintendente de Administração – Donizete Rosa, estavam as principais exigências dos movimentos: priorizar baixa renda em programas de produção habitacional, regularização fundiária e urbanização de favelas; revisão do orçamento, aumentando recursos para moradia popular; retomar obras paradas e contratar novos empreendimentos; fim dos saques indiscriminados ao FGTS; não à venda da CAIXA – banco de fomento a habitação, e destinação de áreas públicas federais a projetos de moradia popular.

Durante a reunião foi apresentado os motivos da ação nacional dos movimentos, protocolado o Ofício já enviado a Brasília, ao Ministro Gustavo Canuto (MDR), e também lavrada uma ata que registrou a reunião com as Entidades. Ainda ficou acertado com o Superintendente – Donizete Rosa, que aproximadamente, em 15 dias se agende uma reunião com a Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo, e um representante do Ministério da Economia. 

Matéria por Tonhão – Diretor de Comunicação FACESP e CONAM

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos